quarta-feira, 6 de maio de 2009

Marinha realiza teste com mina na Baía de Todos os Santos

A notícia é curiosa e foi divulgada por nosso amigo e membro do Nautica Clube, André Lima, do Necton Sub. Vejam só: A Diretoria Geral do Material da Marinha conduziu, nos dias 13 e 14 de abril, na Baía de Todos os Santos (Salvador-BA), testes com minas, em que foram utilizados meios navais do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN). A Mina de Fundeio de Influência (MFI), testada no exercício, é uma mina de fabricação nacional desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas da Marinha (IpqM).
A atividade contou com a assessoria técnica da Diretoria de Sistemas de Armas da Marinha, do Centro de Mísseis e Armas Submarinas da Marinha, do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas (GAAGueM), do Centro de Hidrografia da Marinha, do IpqM e do Departamento Industrial e de Magnetologia da Base Naval de Aratu. Também participaram os Navios-Varredores “Abrolhos” e “Albardão”, o Comando da Força de Minagem e Varredura, a Lancha Balizadora “Aldebaran”, o Serviço de Sinalização Náutica do Leste e um destacamento do Grupamento de Mergulhadores de Combate.O teste teve o propósito de avaliar o desempenho operacional da mina MFI, compreendendo o mapeamento prévio da área do exercício, o lançamento e a localização da mina através do equipamento de varredura lateral SIDE SCAN. Foram realizados, também, a varredura com os equipamentos de influência acústica e magnética dos Navios-Varredores e o recolhimento da mina pelo destacamento do GptMeC.

O teste foi considerado um sucesso em função do ganho operacional obtido pela Marinha em operações de minagem e varredura e permitiu que as Diretorias Especializadas extraíssem informações operativas importantes a respeito dos dispositivos e sensores da mina MFI.O GAAGueMO GAAGueM, criado em 2006, é uma Seção de Estado-Maior do Com2ºDN responsável por produzir informações operacionais de Guerra de Minas, a fim de contribuir para o desenvolvimento, consolidação, disseminação e atualização de doutrina, procedimentos táticos e emprego dos equipamentos de Guerra de Minas.O GAAGueM elaborou o procedimento de teste da mina e coordenou tecnicamente a condução do exercício.

Nenhum comentário:

Cruzei o Atlântico!

Destaques
Da Espanha ao Brasil velejando. Vou te contar como foi. Se liga no Blog, que a partir de hoje volta a ser atualizado
Acesse nosso canal no youtube e confira nossos vídeos:
TV Denis Peres.